top of page
transarau.JPG

O TRANSarau é uma estratégia política do Coletivo Transformação para apropriação da fala, da escrita e performance de pessoas trans, travestis e NB.

TRANSarau

TRANSarau é um evento organizado por alunes, ex-alunes e artistes trans. Originário das oficinas de poesia do Cursinho Popular Transformação, atualmente é uma iniciativa cultural autônoma.

TRANSarau é um importante espaço de representatividade e visibilidade da população LGBTQI+

TRANSarau nasceu em dezembro de 2015 como espaço de exibição da produção dos estudantes - resultado das oficinas de poesia, mantidas em paralelo às aulas -, além da necessidade de um espaço de celebração do Coletivo Transformação. 

TRANSarau é microfone aberto e palco para manifestações poéticas, performances, apresentações musicais, dança, discurso, artes visuais e o que vier. 

TRANSarau é varal de poesias com poemas de estudantes, professores, coordenadores e poemas selecionados pela curadoria do TRANSarau, com recorte de autoria e temáticas trans, além de seleção do "lado b da poesia". 

TRANSarau traz atrações especiais do universo T, cantoras, performers, grupos, e tem o potencial de "revelar talentos", como já aconteceu com artistas como Mona e Outros Mares e Mc Linn da Quebrada.

TRANSarau conta com apresentações des estudantes a partir de Oficinas de Expressão que resultam em cenas, jograis e performances autorais coletivas

TRANSarau tem seu tradicional correio elegante, já que as afetividades não-normativas são importantes elementos da sociabilidade e visibilidade trans. 

TRANSarau é itinerante e dá preferência a espaços abertos e com grande circulação de pessoas

Com mais de 20 edições  realizadas, TRANSarau foi se consolidando como um evento importante de  representatividade trans em São Paulo, mas também como espaço de cultura negra, periférica, lgb, de rua, marginalizada. 

O sucesso de público, de alegria, de empoderamento nos tem dado indicativos de que, com liberdade e respeito, a cultura T se revela entre as mais legítimas do cenário sociocultural. 

Siga o TRANSarau nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram

Promova a cultura e arte trans!
Contate e Contrate o TRANSarau:
transarau@gmail.com

Donate
museu ipiranga.jpg
bottom of page